26.12.03

sopa de cação

Nos meus tempos de estudante em Coimbra a viagem até Évora durava uma eternidade. Fazia-a três vezes por ano e, três vezes por ano, assim que o comboio partia eu só pensava em duas coisas: na sandes de ovo que compraria na estação do Entroncamento e na sopa de cação que a minha mãe haveria de fazer quando eu chegasse.

Ingredientes: "1kg de cação; 1dl de azeite; uma cabeça de alho; dois molhos de coentros; 1/2 colher de colorau; duas folhas de louro; três colheres de farinha; vinagre; sal; fatias de pão."

Técnica: "Num almofariz pisam-se as folhas de coentros, os alhos e o sal. Num tacho, coloca-se o azeite e frita-se ligeiramente a massa obtida dos coentros e alhos e junta-se o louro e o colorau. Deita-se um litro e meio de água, colocando em seguida o cação, que deverá estar partido às postas. Deixa-se cozer o peixe, não muito tempo, para não se desfazer, e antes de terminar junta-se a farinha e o vinagre, que anteriormente se misturou num recipiente, para fazer um polme. Numa terrina deitam-se as fatias de pão e entorna-se o caldo para fazer a sopa. Antes deverá retirar-se o peixe. Come-se em prato fundo, misturando as sopas com o peixe."

Fonte: "Cozinha Regional do Alentejo", de Manuel Fialho, Publicações Europa-América