17.12.03

a legenda

"Nas paredes e nas janelas não havia nada que pudesse parecer-se com um adorno. No entanto, havia: uma das paredes estava enfeitada com um regulamento que tinha por cima uma águia com duas cabeças, numa moldura de madeira cinzenta, e noutra das paredes havia, numa moldura idêntica, uma gravura com esta legenda: " Indiferença humana." Qual o objecto desta indiferença dos homens, eis o que era impossível dizer, porque a gravura empalidecera com o tempo, além de estar generosamente coberta de cagadelas de moscas. Um cheiro a fechado e a azedo flutuava na sala"

Anton Tchekov, "A Estepe", Publicações Europa-América, 2ª edição (acrescente-se, cheia de gralhas tipográficas), tradução de Mª do Carmo Santos.

Este post "tchekov" foi patrocinado por Vera, gata nascida no ano de 2001, actual titular do cargo de gatafamilias, por morte da gata Lena ( nickname: Leninha), natural do Largo da Graça e que hoje vê nascer o dia debaixo de uma nogueira, no meu Alentejo natal. Quanto ao Benfica ganhou um a zero e passou à eliminatória seguinte. O Belenenses - não sei porquê as gatas desta casa são todos do Belenenses, tal como o meu irmão António - eliminou o Penafiel. E agora vou acabar "A Estepe". Estou na página 95.