5.10.03

gatos pré-socráticos

"A proximidade dos gatos pode alterar a nossa personalidade, diz um estudo recente. O toxoplasma gondi, um parasita que vive no intestino dos bichanos pode instalar-se no cérebro humano. Torna os homens desconfiados e as mulheres promíscuas. Trinta por cento da população mundial já está infectada. Objectivo: levar-nos à auto-destruição." assim começa "o feitiço dos gatos", na Pública de hoje. Nem foi preciso ler mais nada para subir com todo o gás natural três andares, entrar em casa de rompante, mas suficientemente lúcida para antes ter utilisado a chave da porta, e esfregar o artigo nos bigodes da vera e da mia, de tal maneira que já me esqueci da ordem por que o fiz. Elas cheiraram o artigo, rasparam a secção das cartas da maya, afinal a verdadeira razão porque compro o público ao domingo, viraram a pública de pernas para o ar, e a vera, a minha mais velha, pousou a unha umas páginas mais atrás:"quando estou preocupada ou aborrecida nada me anima mais do que ler dez linhas de um pré-socrático!". Feito isto, a vera deu duas lambidelas na pata esquerda e virou-me costas. A jovem mia há muito que o tinha feito. Acho que é altura de termos uma conversa a sério.