5.2.08

etiqueta

Tu, que andas sempre a dizer que cozinhas muito bem, vê lá se me convidas? Sim, acabaste de dizer que a não sei quantas disse que nunca tinha comido uns protiferoles como os teus, mais isto, mais aquilo, e eu ainda estou à espera do convite para jantar e por este andar bem posso esperar sentado. Isto disse eu, assim neste tom,'tás a ver, pra não pressionar muito.

Vocês sabem o que é que ela me respondeu? É melhor nem imaginarem. Poupem os vossos escassos neurónios porque não chegam lá e os bens escassos são preciosos, já dizia o nosso professor de economia politica. Sabem o que é que ela me respondeu?
- Não tenho talheres de peixe.

Vocês acham que ela estava a gozar comigo ou não percebeu mesmo o que eu queria dizer? É pá, é porque há-as por aí muito tapadinhas, estão a perceber, é preciso quase fazer-lhes o desenho, pá, e às vezes um sujeito adopta um tom assim na boa e elas não percebem ou não querem arriscar, sempre à espera que sejam os outros a avançar. Achas que quer luta? Sei lá, já não digo nada.

E eu? Perguntas-me o que é que eu disse? Ó pá, eu fiz de conta que a estava a levar a sério. A sério, como? A sério. Que ela não tinha talheres de peixe e que se ela quisesse eu podia levar os talheres de peixe, se fazia assim tanta questão, eu levava os talheres de peixe. Não sei se já analisaram devidamente o cenário, mas ela não só embirrou que havia de ser peixe como embirrou que o peixe não se pode comer com talheres de carne, o que é que queres, sabes como são as mulheres quando se lhes dá pròs enredos. Agora talheres de peixe! Mas por outro lado, isso já é uma esperança, se não não fazia tanta questão na ementa, não é, tanto fazia ser carne como peixe, 'tás a ver?

A próxima vez que a vir? Tens cada pergunta! Já ouviram a pergunta deste sujeito? O que é que lhe digo da próxima vez que a vir? Da próxima vez que a vir falo dos profitoles e da couve-flor gratinada - aprende que eu não duro sempre -, digo mal da chefe dele, digo bem da mala, se já foi ver aquele filme, se quer ir beber um chá ao japonês, se gosta de pato, se leu o livro que eu lhe dei no Natal. Pois dei, dei um livro no Natal, o que é que tem, poesia, as mulheres gostam de poesia. Eu nunca desisto, pá. Não sou como tu.