26.12.07

sobre a angústia (diários de Elf)

Não posso trabalhar em stress. Embrulho-me na fita-cola. Foi o que me aconteceu na quarta-feira, quando o Cliente Holandês telefonou, ia - ele- a caminho do aeroporto. Que precisava duma prenda. Nessa altura, eu atendia o Simpático Bayes, o marido da Doutora, a cliente que me introduziu na técnica dos teoremas.

Quando o Holandês se desviou, ele e o taxi, bem entendido, do caminho do aeroporto e entrou na loja, ainda o Simpático Bayes lançava umas graças para o ar, desconfio que para me impressionar. Um nadinha convencido. Mas simpático. A leste da questão dos teoremas, mas simpático. Até me custou, para abreviar, mandar o Simpático Bayes simpatizar para outro lado, afinal é marido de uma Cliente, da Doutora, não sei se já disse, mas tinha de atender o Cliente, nervoso, muito nervoso este Holandês em trânsito que, para abreviar, mais nervoso ficou quando surgiu o Problema, o Sintoma, o Stress, a fita-cola, o stress da fita-cola, abreviando.

Gastei meio rolo a fazer o embrulho, foi penoso, para mim, para o Cliente, eu penso sempre no cliente, para o embrulho, para a fita-cola, foi penoso quase em termos de cosmos, eu gosto de pensar que não estamos sozinhos neste mundo. Agora, eu esforçei-me, eu, a fita-cola e o nervoso e, mesmo assim, a merda do embrulho foi com um aspecto de fugir a sete pés. Mas foi. Abreviado, mas foi.

Elf, a Empregada de Loja Fina, que entrou no meu convívio há coisa de dois meses, surpreende-me cada vez que passo os olhos pelo seu diário, ou diários, como ela própria prefere designá-los. Quem não se rende à sincera admissão de falhas de competência, ainda que em assuntos menores? Quem não se rende à forma airosa como transforma os obstáculos em oportunidades, como manda a regra comercial, afinal a nova vida de Elf ? Que me importa que use o gerúndio e não se canse dos advérbios de modo? Que me importa o abuso duma graçola tipo abreviado? Lá está, uma falha de competência e uma falha de carácter não são a mesma coisa. Boas Festas, Elf, e demais clientela.