10.12.07

benny goes to school

'Tá bem que a conversa não era comigo mas não consegui, acho que foi automático como um cadáver esquisito, olhei para a Baixinha, pronto. Olhei descaradamente, é o que eu quero dizer. Quem me conhece sabe que eu não costumo pôr-me assim a olhar, descaradamente, quem me conhece sabe que alguma causa de exclusão da ilicutude deve haver. Eu aqui limito-me à matéria de facto e sobre isso tenho a dizer o seguinte: eu já estava com o caderno na mão quando ouvi a Baixinha dizer para a outra que, sinceramente, nem vi se era ainda mais baixa que a Baixinha, a Baixinha disse então para a outra: - Pois fica sabendo, quem sai aos seus não genebra! Eu olhei para a Baixinha, meio felosa, com três sacos de plástico numa mão e a carteira na outra e nem tive tempo de reparar na outra porque a Baixinha avançou logo: - O que é que foi, minha senhora? Nunca ouviu? Quem sai aos seus não genebra.

Paguei e saí sem levar a factura dos caderninhos benny goes to school, uns com argolas, eu gosto muito de cadernos com argolas. Embora também goste se cadernos sem argolas, gosto muito de cadernos com argolas. Saí com o benny goes to school, ia até chocando com outra cliente e um cão. Eu estava um bocado à toa e, reconheço, com receio que a Baixinha viesse atrás de mim aos gritos: - O que é que foi? Até parece que nunca ouviste dizer que quem sai aos seus não genebra.

Eu nem me apercebi imediatamente do score. E detenho-me agora neste conceito e respectivas mais-valias. A Baixinha acabara de bater aos pontos, sem mas nem meio mas, um alegre retrato de família que eu tinha flashado no princípio da semana quando entrei numa outra das minhas congéneres, lojas de 300. Conto. E mais, vou contar até com um certo detalhe. Acho que foi na terça-feira. Apreciava eu com um ar um bocadinho enjoado, ou seria desdém, não sei, um video cable set, eram cinco e tal, seis horas, e ouvi umas prateleiras atrás: - Se eu soubesse que as fotografias cabiam, levava já duas malduras. É que estas aqui são mesmo jeitosas, filha. E a filha: - Pois é, até têm aqui uma coisa para segurar ao contrário! Eu se fosse a si levava já as malduras, mãe! E a mãe: - Olha, filha, nem tinha reparado. Pois agora é que eu levo mesmo as malduras. E a filha: - Ó mãe, se não der, vem cá trocar, que o senhor troca a maldura. Larguei o video cable set. Se fosse hoje teria pensado: Quem sai aos seus não genebra, ó yes in deed.