7.3.05

caderno de significados

Plétora de apreciações, pleiade sem émulos, pináculo, epitomisa são palavras ou expressões que encontrei no prefácio a Senhores da Terra, Diário de um Agricultor Alentejano . Entre 1866 e 1889 escreveu o agricultor 20 livros numa letra desenhada. A 18 deles dá a designação de Pandemónios, por se destinarem ao apontamento de coisas tão diversas como a contabilidade e a filosofia, a correspondência e o registo de histórias familiares.

Hoje, aqui no meu pandemónio, aponto duas ou três coisas.
Ontem, 0-1 sobre o Nacional, vitória do Benfica. Espero comemorar o título em Moçambique. Enquanto espero, oiço comentários sobre o novo governo em directo do Porto. Estou a ver a RTPN: O que é que tem a dizer sobre o aumento dos impostos daqui a algum tempo? Um engenheiro liga de Vila Nova de Poiares. Muito obrigada por nos ter dado a sua opinião.

Amor à primeira vista :

Ambos estão convencidos
que os uniu uma paixão súbita.
É bela esta certeza,
mas a incerteza é mais bela ainda.
(...)


Wislawa Szymborska ganhou o Nobel em 1996. O Nobel da Literatura.

E com isto tudo já me estava a esquecer do mais importante, a data do prefácio: 1982. Por causa dele abri o caderno dos significados. Dúvidas quanto ao significado, dúvidas quanto aos acentos, um domingo de dúvidas. Felizmente o artilheiro encarnado fez o golo logo no início da etapa complementar. Felizmente o poema de Szymborska acaba assim:

Porque cada início
é só continuação,
e o livro das ocorrências
está sempre aberto ao meio.