1.1.04

o binário

Foram anos a ouvir falar em cilindros, válvulas, primeiras e segundas, bielas e cambotas, platinados, motores a quatro tempos, motores a dois tempos, semi-eixos e diferencial, pneus radiais e diagonais. Mas o que acima de tudo me intrigava era o binário. Depois de tirar a carta, o meu estatuto mudou. Mantive-me calada sobre cárteres e rolamentos mas ganhei ânimo para fazer perguntas. E a minha primeira pergunta foi sobre essa palavra mágica que me soava na cabeça qual música celestial: o binário. Mas deparei-me com uma dificuldade inesperada. Perante o binário todos se calam, que é o que acontece diante da música celestial.

Inscrevi-me num forum sobre automóveis. E encontrei este post:
"Binário = Força * Metro (ou braço) e mede-se em N.m (Newtons metro) e é a uma "força" que tende a fazer algo rodar. Se por acaso aplicares uma força de 1 Newton numa chave de apertares os parafusos de uma roda e se essa chave tiver 1metro de comprimento, estás a aplicar um binário de 1 N.m Mas se aplicares uma força de 100N a com uma chave de 10cm aplicas o mesmo binário, isto é, apertas o parafuso com a mesma foça.
Dito isto, num carro o binário é a força exercida no cilindro a multiplicar pela distância que vai desde o centro da cambota até ao eixo da biela.
Vê este site que tem uma figura excelente para perceberes o que digo: http://science.howstuffworks.com/fpte3.htm"

Pensei então: estamos no último dia do ano e isto não pode continuar assim. Fiz-me ao caminho. Fui à escola de condução que frequentei, cheguei lá e disse: "Boa tarde, quero um livro de mecânica." Boas entradas para aqui, 19 euros para lá, e regressei a casa com um Manual de Mecânica de Automóveis. Procurei a palavra mágica e na matéria complementar encontrei:

"O esforço efectivo que as bielas exercem sobre as manivelas da cambota, para que esta seja obrigada a girar, designar-se por "binário do motor".
O binário vai aumentando à medida que o motor acelera mas, a partir de determinado número de rotações, o binário começa a diminuir gradualmente e o consumo do combustível torna-se cada vez mais exagerado. Isso significa que o consumo mais económico é obtido quando o número de rotações do motor corresponde ao binário máximo do motor."

Fiquei elucidada. Agora só me falta perceber os números primos, o meu grande projecto para 2004.