5.1.04

mais binário, menos binário, perdemos

Pouco passava das sete e meia da tarde quando desliguei o meu rádio-gravador Philips, comprado em Portalegre, cidade do Alto Alentejo, para aí há uns 17 anos. Não estava a ouvir nenhuma cassete dos Talking Heads. Estava mesmo a ouvir o relato. Quando o Benfica perde é melhor que ninguém me diga nada. Nem através da rádio.

De qualquer maneira, e por mais estranho e embora não pareça, a vida continua. Nessas alturas não é mal pensado arranjar-se alguma coisa para fazer. Uma opção segura é ir para a cama. Nem sempre resulta. Em caso de insónia, ler o jornal "ocasião". Desta vez, a minha escolha recaiu sobre "o caso binário". Fui reler um mail que o Pedro Aniceto me enviou ontem. O Pedro apelou a experts do "binário". António Nelas da Revista OsTransportes respondeu-lhe prontamente; o Pedro reenviou-me o mail, que aqui publico, com o meu agradecimento a ambos:

"Pois... a afirmação é verdadeira!

Se conduzires o teu "bem amado" FIAT durante alguns Kms, por exemplo em
auto-estrada, mantendo a rotação do motor bem próximo do valor máximo do
binário indicado pelo fabricante, vais ter uma surpresa agradável:
percorreste uma série de Kms em que as prestações do propulsor foram
maximizadas, o consumo minimizado e a longevidade aumentada!

Ou seja: para os FIAT a gasolina 1.3 o valor do binário ronda os 114
Nm(Newton Metro) às 4000 Rpm (Rotações por minuto), enquanto a potência
máxima de 80 Cv é obtida às 5000 Rpm. Em contrapartida, nos Diesel, os
binários são muito mais elevados. Tomemos como exemplo o 1.3 Multijet:
180 Nm/ 1750 Rpm de binário para 70 Cv às 4000 Rpm de potência. Se passarmos
para o 1.9 JTD os valores disparam: 100 Cv/4000 Rpm e 260 Nm às mesmas 1750
Rpm.

Confuso?

O binário é uma força de rotação ou de torção aplicada a uma distância da
linha central do objecto. Assim, se aplicares uma força de 100 Newton à
extremidade de uma chave de um metro colocada em uma porca, estás a aplicar
100 Nm de binário.

Bom passemos a exemplos com gráficos:

http://www.circletrack.com/techarticles/84199/index.html
http://www.carcraft.com/techarticles/868/index.htmll

Nestes dois artigos encontras gráficos e fotos que te podem ajudar a passar
a ideia de que num motor é necessário ter potência, mas também binário,
porque senão teríamos um motor "pontudo" que só andava em alta rotação
(curso reduzido dos pistões).

Bem depois vêm as divagações: curso, biela, pistões, cambota, ângulos,
árvore de cames, distribuição, não esquecendo um pormenor importante nos
dias de hoje, a electrónica..."

Eu, pelo meu lado, consultei os meus experts de todas as estações. Madame Castafiore em primeiro lugar. Mas hoje não era o meu dia. Madame Castafiore recusou pronunciar-se. Não gosta de fiats.