12.5.07

"aniversário" seguido de "o processo"

Começou a cantar, interrompeu-se e disse:
- Estou cantando em minha homenagem. Mas, mamãe, eu não aproveitei bem os meus dez anos de vida.
- Aproveitou muito bem.
- Não, não quero dizer aproveitar fazendo coisas, fazendo isso e fazendo aquilo. Quero dizer que não fui contente o suficiente. O que é? Você está triste?
- Não. Vem cá para eu te beijar.
- Viu? Eu não disse que você estava triste?! Viu quantas vezes você me beijou?! Quando uma pessoa beija tanto outra é porque está triste.

in "Para não esquecer"
Clarice Lispector

- Que é que eu faço? Não estou aguentando viver. A vida é tão curta, e eu não estou aguentando viver.
- Não sei. Eu sinto o mesmo. Mas há coisas, há muitos coisas. Há um ponto em que o desespero é uma luz, e um amor.
- E depois?
- Depois vem a Natureza.
- Você está chamando a morte de natureza?
- Não. Estou chamando a natureza de Natureza.
- Será que todas as vidas foram isso?
- Acho que sim.

in "A Descoberta do Mundo"
Clarice Lispector


Amanhã faço 50 anos, não tenho outro remédio. Não sou a Clarice Lispector mas descobri baratas na cozinha. Não sou tão pessimista quanto pareço.