14.12.09

Ora aí está

A menina quer saber mais alguma coisa? Eu nasci em Celorico da Beira, concelho de Celorico da Beira, mas estou aqui há muitos, muito anos, tantos que podíamos dizer como se dizia quando eu andava na escola - o tempo pergunta ao tempo quanto tempo o tempo tem e o tempo responde ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem. A menina quando eu vim para aqui ouvia-me dizer isso e queria dizer como eu dizia mas enganava-se sempre quando chegava à segunda parte do tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem. Enquanto estava na pergunta a coisa vai que não vai mas quando chegava à resposta espalhava-se ao comprido, com licença da menina. Não percebia que a pergunta era a mesma que a resposta ou que a resposta era a pergunta, mas a menina nessa altura era ainda muito pequena e não tomava muita atenção no que dizia, ou tomava de mais porque se a gente se põe a pensar espalha-se, a arte do artista está em seguir o ritmo e a partir daí não há coisa mais fácil de dizer que essa do tempo pergunta ao tempo quanto tempo o tempo tem e o tempo responde ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem. Mas isso já foi há que tempos e nem eu sei bem porque é que vim agora com esta conversa sobre uma coisa tão antiga como esta do tempo em que andava na escola e até parece que estou a ouvir a voz da minha professora, já lhe falei dela, não falei? Era a Dona Arlete dos olhos azuis, a minha professora chamava-se Arlete, eu acho que já nem há esse nome, que isto dos nomes é como as modas das saias compridas e das saias curtas, não sei se me explico, para depois andarem de toda a maneira e feitio. Até em Celorico da Beira é assim, que eu bem as vejo na televisão. Ora aí tem uma grande coisa - a televisão! Estava-me a perguntar que grandes coisas é que tinham aparecido durante a minha vida e eu digo-lhe mais essa, ora aí está. A menina quer saber mais?