9.1.08

sobre o conceito (diários de Elf)

No escritório, eu vi tudo pela câmara de vigilância. A Cliente entrou de rompante na loja. Ninguém. A Cliente ficou nitidamente contrariada. Eu sei ver quando uma cliente fica contrariada, não preciso que ela fique nitidamente contrariada. Saí do escritório e a Cliente dispara como se tivesse acabado de pisar caca de caniche sem pedigree: "- Onde é que estão os seus Funcionários?". Também sei ver quando uma Cliente é petulante. Uma profissional tem que estar preparada para cheques sem cobertura e petulância. Já tenho trocado uma ou outra opinião sobre o assunto com o meu Colega , mas ainda não concordamos por inteiro na Atitude. Se Profissionalismo, puro e duro, se sim mas também. Eu limitei-me a responder: "- A Funcionária sou eu." Fi-lo com grande dignidade. Se não fosse o grande profissionalismo, teria acrescentado "e para a próxima mude de passeio quando vir um caniche".

A palavra "petulante", usada pela primeira vez ao escrever a frase "sei ver quando uma Cliente é petulante", está riscada e substituida pela palavra "impertinente", que veio a ter o mesmo destino. Seguiu-se a palavra "presumida". Obviamente insatisfeita, Elf riscou "presumida", voltou ao início e escreveu "petulante". Se querem saber a minha opinião, Elf fez muito bem.