27.11.08

esta é a cabeça

No domingo fui ao Museu do Azulejo e comprei um livro em "rebaja". Um livro preto e bonito, em papel de 115 gramas e ilustrado com páginas do testamento de D.João II e coisas do género. Mas do que eu mais gostei foi do título: "Esta é a cabeça de São Pantaleão". Que belo título, não me ocorria mais nada que exclamar e exclamei: "Esta é a cabeça de São Pantaleão". Abri o livro na página 21 : "Ao contrário das sociedades modernas que expulsam os mortos do mundo dos vivos, os homens e as mulheres da idade média conviviam naturalmente com os mortos, atribuindo-lhes um papel determinante na comunidade". E continuava, continuava sempre, enfim, uma coisa mesmo à maneira da minha obsessão com a morte. E agora deveria escrever, como se estivessse no século XIX, o meu verdadeiro século, "tanto bastou para que o tivesse comprado". Não, não e não. Comprei-o por causa do título, assim é que é: "Esta é a cabeça de São Pantaleão". É ou não é um título bestial?